domingo, 15 de abril de 2012

Assunto sério!





Olá gente,hoje o assunto no blog é sério,na verdade,muito sério!

Quem tem T.O.C ou já teve sabe muito bem do que eu estou falando,quando se tem é incontrolável.
O TOC é considerado uma doença mental grave por vários motivos:está entre as 10 maiores causas de incapacitação,de acordo com a Organização Mundial de Saúde;acomete preferentemente indivíduos jovens ao final da adolescência.

Avalie a possibilidade de você ser ou não um portador do TOC

-Preocupo-me demais com sujeiras,germes,contaminação,pó ou doenças.
-Lavo as mãos a todo momento ou de forma exagerada.
-limpo ou lavo demasiadamente pisos,moveis,roupas ou objetos.
-Tomo vários banhos por dia ou demoro demais no banho.
-Não toco em certos objetos(corrimãos,trincos de porta,etc)sem lavar as mãos depois.
-Verifico portas e janelas mais que o necessário.
-Verifico repetidamente o gás,o fogão,as torneiras,os interruptores de luz após desliga-los.
-Minha mente é invadida por pensamentos impróprios,que me causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.
-Preocupo-me demais com a ordem,o alinhamento ou simetria das coisas,e fico aflito(a) quando estão fora do lugar.
-Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar,repetir certos números,palavras ou números)

Entre outros!


Tratamento:

Os tratamentos mais modernos consistem de uma associação entre duas modalidades(antidepressivos que inibem a recaptação da serotonina aumentando sua disponibilidade no cérebro) e terapia cognitivo-comportamental,razão pela qual em todo o mundo muito se pesquisa ainda para conhecer melhor a etiologia  
do TOC e desenvolver métodos mais eficazes de tratamento.


É,TOC não é brincadeira e quem tem sabe muito bem disso,infelizmente eu tenho a possibilidade de ter,me identifiquei com 3 coisas que faço aí em cima,preciso ir ao médico,já sabia que tinha algo de errado,então pesquisei e resolvi compartilhar com vocês.
E vocês?
Se identificaram? Já teve?Me digam no comentário!

4 comentários:

  1. O TOC é um assunto muito sério mesmo...
    Muitas pessoas pensam que é apensa uma frescura, um "tique" básico, mas realmente não é.
    Exige tratamento e muita paciência.

    Beijos,
    Marcella
    http://diario-de-marcella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie flor obg pelo carinho lá no blog, ja estou seguindo!
    beijos
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    mto bom seu post, esse assunto eh serio msm
    bom final de tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho algumas dessas maninas, mas nada em exageros! rs.. ja ouvi falar..^^ é mt importante relembrar pra quem não sabe ou esquece né? bjs


    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir